Técnico(a) em Segurança do Trabalho (Blumenau-SC)
Singularis RH
Nova
Blumenau - Santa Catarina
Publicada há 19 horas
Regime de contratação
CLT
Modelo de trabalho
Presencial
Carga horária
44 horas semanais
Descrição
Horário de trabalho: 07:00 às 17:00 de segunda a quinta-feira e de sexta-feira 07:00 às 16:00.
Bairro: Itoupava Central - Blumenau-SC.
Quais serão as suas responsabilidades:
- Informar os trabalhadores sobre os riscos da sua atividade, bem como as medidas de eliminação e neutralização;
- Analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de riscos de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho e a presença de agentes ambientais agressivos aos trabalhadores, a fim de eliminar ou controlar os riscos de acidentes;
- Manter o controle dos mapeamentos de riscos, informando o superior, através de parecer técnico, sobre os riscos existentes nas respectivas áreas de trabalhos, a fim de orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização de riscos de acidentes;
- Realizar os trabalhos de conscientização da manutenção da boa saúde ocupacional, através de campanhas e reuniões pontuais de orientação aos trabalhadores sobre os riscos da sua atividade, a fim de evitar ocorrências de acidentes;
- Elaborar e executar os procedimentos de segurança e higiene do trabalho avaliando os resultados alcançados, adequando-os às estratégias utilizadas de maneira a integrar o processo prevencionista em uma planificação, para beneficiar o trabalhador;
- Elaborar e executar programas de prevenção de acidentes, doenças profissionais e do trabalho nos ambientes de trabalho, com a participação dos trabalhadores, acompanhando e avaliando seus resultados, bem como sugerindo constantes atualizações dos mesmos e estabelecendo procedimentos a serem seguidos, a fim de conscientizar os funcionários dos riscos de acidentes;
- Promover debates, encontros, campanhas, seminários, palestras, reuniões, treinamentos utilizando outros recursos de ordem didática e pedagógica com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, assuntos técnicos, administrativos e prevencionista, visando evitar acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho;
- Executar as normas de segurança referentes a projetos de construção, ampliação, reforma, arranjos físicos e de fluxos, com vistas à observância das medidas de segurança e higiene do trabalho, inclusive de terceiros;
- Encaminhar aos setores e áreas competentes normas, regulamentos, documentação, dados estatísticos, resultados de análises e avaliações, materiais de apoio técnico, educacional e outros de divulgação, para conhecimento e autodesenvolvimento do trabalhador;
- Indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio, EPIs, recursos audiovisuais e didáticos e outros materiais considerados indispensáveis, de acordo com a legislação vigente, dentro das qualidades e especificações técnicas recomendadas, a fim de que a empresa mantenha- se em conformidade com as disposições legais;
- Orientar as atividades desenvolvidas por empresas contratadas, quanto aos procedimentos de segurança e higiene do trabalho previstos na legislação e normas e procedimentos internos ou constantes em contratos de prestação de serviços;
- Levantar e estudar dados estatísticos de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho, calcular a frequência e a gravidade destes, para ajustes das ações prevencionistas, normas, regulamentos e outros dispositivos de ordem técnica, que permitem a proteção coletiva e individual;
- Articular e elaborar com setores responsáveis pelos recursos humanos, fornecendo-lhes resultados de levantamentos técnicos de riscos das áreas e atividades para subsidiar a adoção de medidas de prevenção a nível pessoal;
- Informar o Engenheiro responsável pelo empreendimento sobre as atividades insalubres, perigosas e penosas existentes na empresa, seus riscos específicos, apresentando medidas e alternativas de eliminação ou neutralização dos mesmos e preenchimento do PPP referente a segurança do trabalho;
- Avaliar as condições ambientais de trabalho e emitir parecer técnico que subsidie o planejamento e a organização do trabalho de forma segura para o trabalhador;
- Participar de seminários, treinamentos, congressos e cursos visando o intercâmbio e o aperfeiçoamento profissional;
- Programar e organizar a montagem dos eventos da semana interna de prevenção de acidentes de trabalho em conjunto com a CIPA, direcionando palestras educativas, a fim de conscientizar os funcionários e seus dependentes sobre os riscos de acidentes do trabalho;
- Inspecionar o estado de conservação dos veículos e equipamentos quanto as suas condições de segurança no tráfego;
- Inspecionar as instalações prediais do canteiro, como refeitórios, sanitários, vestiários, áreas de descanso/lazer e controle de acesso (portaria) garantindo a manutenção dos equipamentos e mobiliários, correto funcionamento de todas objetos e acessórios, solicitando a manutenção imediata pelo administrativo de obra;
- Dimensionar junto a equipe de obras a quantidade de chuveiros, sanitários, mictórios, lavatórios e demais acessórios, afim de garantir o pleno funcionamento para efetivo total da obra;
- Analisar e aplicar todas as instalações de proteções preventivas conforme descrito no PCMAT;
- Solicitar a ART e plano de manutenção de todos equipamentos de proteção coletiva, bem como dos equipamentos mecânicos tipo elevador cremalheira, gruas, guindastes, etc;
- Executar inspeções nos locais de trabalho, identificando condições perigosas, tomando todas as providências necessárias para eliminar as situações de riscos, bem como treinar e conscientizar os funcionários quanto a atitudes de segurança no trabalho;
- Realizar treinamento, admissional e de rotina, sobre segurança do trabalho, incluindo programas de conscientização e divulgação de normas e procedimentos de segurança, visando ao desenvolvimento de uma atitude preventiva nos funcionários quanto à segurança do trabalho;
- Dar suporte ao Engenheiro responsável pela obra para a definição e gestão de indicadores de segurança do trabalho;
- Manter, revisar e acompanhar normas e regulamentos junto a empresas terceirizadas;
- Ministrar treinamentos diversos e divulgar ações voltadas a segurança;
- DDS nas fábricas;
- Levantar e mapear riscos, desenvolvendo planos de ações para os mesmos;
- Acompanhar auditorias de saúde e segurança.
O que você precisa para concorrer a essa oportunidade:
- Formação em Técnico de Segurança do Trabalho com registro no MTE ou Engenharia de Segurança
- Vivência anterior na função, preferencialmente na construção civil;
- Habilitado em treinamento NRs;
- Conhecimento em normas de segurança e áreas de vivência;
- Atualização contínua de novos equipamentos e prevenções.
Benefícios:
- Assistência Médica Unimed.
- Assistência Odontológica familiar.
- Vale transporte.
- Vale alimentação.
- Vale refeição.